Acadêmicos de Arquitetura promovem melhorias em ambientes do HSC

Acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), por meio do projeto de extensão Arquitetura e Saúde, irão desenvolver a partir deste semestre, no Hospital Santa Cruz, um trabalho de revitalização em ambientes de sala de espera e de paisagismo no pátio interno localizado entre a lancheria e o estacionamento da Instituição. além de incrementos nas salas de espera, como iluminação e colocação de novos quadros. Os bolsistas participantes são coordenados pela professora Rosane Jochims Backes.

A ideia da parceria surgiu no final de 2013. Após um primeiro contato com o curso, o programa, que tinha como objetivo inicial conscientizar a sociedade santa-cruzense sobre sua responsabilidade com a integração e cuidados com a reabilitação física e espacial das pessoas com deficiência (PCDs), passou por uma adaptação para poder atender à demanda da casa de saúde. A partir de então surgiram as primeiras visitas dos bolsistas e da professora responsável e reuniões para definir as prioridades do trabalho.

Para a professora Rosane Backes, o programa proporciona aos acadêmicos bolsistas do projeto a vivência, a experiência na futura área profissional e o crescimento pessoal, o que estimula a formação integral dos estudantes por meio da realidade da sociedade onde estão inseridos. “Também integra a universidade à comunidade e ao Poder Público, oportunizando a evolução de atividades relacionadas à educação e à saúde”, complementa. Além de Rosane, participam do projeto a professora do curso de Fisioterapia da Unisc, Patrícia de Oliveira Roveda, e os acadêmicos Carolina Faccin, Fátima Brunetto, Larissa Uliana, Matheus Meirelles, Roberta Lersch e Taylor Garcia.

De acordo com a direção do HSC, a finalidade é proporcionar aos familiares e visitantes, assim como aos próprios pacientes, mais conforto e tranquilidade em seus momentos de espera e descanso. Entre os trabalhos previstos estão a revitalização do pátio, com a plantação de flores e folhagens, vasos de plantas, troca de grama e até a instalação de uma fonte, e melhorias nas salas de espera, com projetos de iluminação e decoração.

A ideia é estabelecer parcerias com estabelecimentos do ramo, como floriculturas e lojas de ornamentação, para a efetivação do projeto. Os estabelecimentos que adotarem a ideia poderão fixar uma placa no local.