Projeto da Unisc e HSC realiza ação alusiva ao Dia das Mães

Professores e acadêmicos de cursos da área da saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), por meio do Projeto Atenção à Criança e ao Adolescente (Paca), realizam na quinta-feira, dia 8, a comemoração alusiva ao Dia Das Mães na Pediatria e na Maternidade da casa de saúde. Nesta data será distribuída, junto ao lanche dos pacientes, uma lembrança e também como uma maneira de parabenizar e felicitar as mães internadas e que são acompanhantes.

O Paca iniciou em 2004 com o objetivo de minimizar os efeitos da internação hospitalar às crianças e adolescentes, proporcionando aos mesmos qualidade de vida, oferecendo atenção integral à sua saúde. Entretanto, é fundamental a atuação em períodos distintos, como por exemplo, durante os primeiros meses e anos de vida da criança e na adolescência. A metodologia do programa compreende a formação de grupos de debates, recreação, palestras e distribuição de material educativo/preventivo (folder), promovendo a discussão de diversas temáticas da área da saúde, envolvendo toda a família no processo.

As atividades planejadas pela equipe são realizadas de forma educativa, preventiva e interativa, de acordo com as possibilidades e necessidades dos locais de desenvolvimento do projeto. O Paca promove momentos de aprendizado lúdico e de recreação às famílias e formação multidisciplinar e interdisciplinar aos bolsistas.

No dia 17 de abril, o Paca realizou também a festa de Páscoa na pediatria do HSC, com a presença do Coelhinho. Participam do projeto professores e estudantes dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia.