Projetos recebem verba do Ministério da Saúde

Dois projetos de pesquisa da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em parceria com o Hospital Santa Cruz receberam verba do Ministério da Saúde para custeio de materiais. O projeto Dano, reparação e susceptibilidade em doenças pulmonares foi contemplado com R$ 141 mil. Já o trabalho intitulado Efeitos da reabilitação pulmonar sobre a capacidade cardiorrespiratória e funcional dos portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, no município de Santa Cruz do Sul recebeu R$ 54 mil.

Ao todo são 16 alunos bolsistas de graduação e de pós-graduação envolvidos nos dois projetos, das áreas de Fisioterapia, Farmácia e Biologia. Os recursos são para custear materiais por dois anos. Uma das coordenadoras do programa, professora Andréa Lúcia Gonçalves da Silva, ressalta que o valor servirá para reforçar o aprendizado nos projetos.

“Os recursos serão para sustentabilidade e autonomia da pesquisa”, reforça Andréa. “Vamos investir em qualidade e inovação. Toda a comunidade ganha com isso”, complementa. Segundo a professora, 50% do valor já foi repassado aos coordenadores, enquanto que a outra parcela será recebida em novembro.

O projeto Dano, Reparação e Susceptibilidade em Doenças Pulmonares é composto por cinco alunos de graduação e de pós-graduação. Os acadêmicos estudam a população portadora de doenças pulmonares em Santa Cruz do Sul. São pacientes com tuberculose, doença pulmonar obstrutiva crônica e câncer de pulmão. O grupo de pesquisa avalia e quantifica os danos e a capacidade de reparação de DNA desses pacientes, bem como sua genética.

Já o projeto Efeitos da Reabilitação Pulmonar analisa os pacientes portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica reabilitados e não reabilitados. É formado por um grupo de 11 alunos bolsistas de graduação. O projeto consiste em um estudo quase experimental com amostra voluntária de pacientes, realizado no HSC e na Unisc.