HSC adquire novos dispositivos para punção venosa

O Hospital Santa Cruz está adotando a partir de dezembro o uso de um material para punção venosa com dispositivo de segurança, em cumprimento às exigências da Norma Regulamentadora nº 32 do Ministério do Trabalho. Esta norma é uma das primeiras a estabelecer diretrizes básicas para a implantação de medidas de proteção à segurança dos trabalhadores da saúde no país.

Conforme a farmacêutica da Farmácia Interna Hospitalar da Instituição, Graziela da Costa Puntel, estão sendo substituídos, neste primeiro momento, os cateteres intravenosos periféricos que são, no HSC, causadores de grande parte das situações de risco de acidentes entre os trabalhadores da área da saúde. O material adquirido é dotado de um dispositivo de segurança que, ao ser retirado do paciente, impede que o profissional possa sofrer algum tipo de lesão perfurante.

“Vêm sendo realizadas extensas pesquisas de mercado, juntamente com a Comissão Interna de Materiais e com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho da Instituição, buscando testar materiais que sejam eficazes, ofereçam medidas protetivas para os trabalhadores e, além disso, sejam confortáveis aos pacientes”, destaca Graziela. Segundo ela, os testes utilizando os Cateteres Intravasculares Periféricos com dispositivo de segurança  foram realizados em diversas unidades do HSC.

“O treinamento com os profissionais foi executado durante dois dias, nos turnos da manhã, tarde e noite”, explica a farmacêutica. Após o uso do material, os trabalhadores responderam a um questionário de avaliação. “Com o parecer positivo, a Comissão de Materiais apresentou à direção do Hospital, que aprovou a aquisição e a padronização dos novos dispositivos”, complementa.

O modelo antigo será gradualmente extinto, enquanto serão utilizados os novos dispositivos em todas as alas do HSC. Outros materiais com dispositivos de segurança também já são utilizados no Hospital, entre eles a lanceta para hemoglicoteste e algumas medicações.